Quem é o tecnólogo e o que ele faz?

A essência do trabalho de um motorista e de um engenheiro, de um controlador de tráfego aéreo e de um professor de auxiliares de ensino, de um segurança e de um projetista é mais ou menos clara até mesmo para os alunos. Mas é igualmente importante saber quem é o tecnólogo e o que ele faz na prática.
A profissão industrial tem grandes perspectivas, já que tudo que se fala no mundo pós-industrial é só conversa.
Quem é e o que faz?
A descrição da profissão de tecnólogo deve partir do fato de ser um campo de atividade extremamente multifacetado e ramificado. Mas em qualquer caso, independentemente da especialização específica, é caracterizado por um ciclo de trabalho "fechado". O especialista em tecnologia lida com um produto específico, tecnologia, linha de produção, máquina-ferramenta ou o que quer que seja em todas as fases. Ele participa do processo de criação e gradualmente traz a matéria para uso completo. Artesãos e engenheiros, montadores e montadores diretos, desenhistas e muitos outros estão envolvidos em algumas áreas privadas; os tecnólogos sempre pensam no geral, nas perspectivas.
O trabalho efetivo de tais especialistas permite não apenas criar um novo produto ou produto, e não apenas reorganizar os métodos de trabalho para a prestação de serviços. Os tecnólogos se preocupam com uma combinação de fatores:
- efeito econômico;
- design atraente;
- reduzindo custos de trabalho e recursos;
- uma distribuição clara de responsabilidades entre os funcionários;
- o tempo do trabalho, a seqüência de ações.


Tipos de especialidades
Tecnólogo-designer - esta é a "elite", mesmo contra o pano de fundo de outros especialistas em seu campo. Esses profissionais trabalham principalmente em institutos da indústria, em escritórios de design. Se eles trabalham diretamente na indústria, geralmente é nas maiores empresas ou em organizações com uma grande parcela de inovação. O design tem mais ou menos a mesma abordagem, independentemente de ser uma oficina de metal ou um método de produção de berço. No processo de trabalho, muitos produtos de software avançados devem ser usados.
Tecnologista-artista (ou melhor, um artista-tecnólogo) não tem absolutamente nada a ver com a indústria. Mas está diretamente relacionado à organização de espetáculos teatrais e concertos em grande escala. Sem ele, é impossível decorar esses eventos artisticamente. Alguns estão vestidos com fantasias de palco, outros pensam sobre a luz. Existem até tecnólogos para bonecos e separadamente para o palco.
E aqui tecnólogo de laboratório funciona onde os processos químicos e bioquímicos associados a substâncias individuais são extremamente importantes. Ele pode fazer uma análise, conduzir um experimento e avaliar o resultado de uma reação. Em certo sentido, esta é uma versão privada da profissão de químico. Mas também existe uma especialização alternativa - um físico-tecnólogo. Esse especialista está engajado nas pesquisas científicas mais recentes, com a perspectiva de sua implementação precoce na prática cotidiana. Claro, os negócios não se limitam à física pura por muito tempo - os métodos de modelagem matemática também serão usados no trabalho. Todo o poder da modelagem por computador está sendo "reduzido" ao problema. Esses especialistas são esperados em vários escritórios de engenharia.
A posição merece atenção especial engenheiro-tecnólogo líder... Ele dirige as atividades de outros especialistas relacionados ao projeto e manutenção de equipamentos. É ele quem também dá instruções sobre o que e como usá-lo corretamente.
Se algo precisa ser feito, a direção na qual a pesquisa de engenharia irá depender do tecnólogo líder.

E aqui tecnólogo-farmacêutico - um profissional que se encarrega de resolver os problemas mais urgentes da indústria farmacêutica. Criar um novo medicamento ou modificar um antigo não é uma tarefa fácil. No entanto, quando se trata de produção direta, você ainda precisa trabalhar com cuidado a metodologia. A abordagem adotada para criar lotes limitados para testes laboratoriais e clínicos nem sempre funciona em escala industrial. Sem contar que os equipamentos são trocados de tempos em tempos, as exigências para a qualificação dos funcionários são crescentes.
Ainda existe uma profissão engenheiro agrônomo-tecnólogo. Esse especialista passa a maior parte do tempo ao ar livre. A demanda por esta profissão permanecerá até que a produção industrial de produtos alimentícios substitua a agricultura tradicional. Mas antes disso, pelo menos mais 100-150 anos. Esses especialistas determinam onde o que está crescendo, como melhorar a eficiência do trabalho no campo e não desperdiçar equipamentos. Mas um economista-tecnólogo é muito mais trabalhador de escritório. Ele terá que lidar cuidadosamente com as características de vários materiais e equipamentos, acessórios e ferramentas de trabalho. Só um estudo cuidadoso de todas as nuances permite assegurar o equilíbrio entre os indicadores econômicos e técnicos da produção.
Uma categoria separada é alocada tecnólogo de alimentos (ou melhor, um técnico de catering público - é assim que esta especialização é oficialmente chamada). É este profissional o responsável por garantir que a comida não só é saborosa, mas também absolutamente segura. Ele desenvolve normas para o assentamento e consumo de produtos e, em seguida, garante que sejam seguidas escrupulosamente. A reputação de um determinado estabelecimento depende diretamente dos esforços do tecnólogo.Ele também terá que monitorar constantemente a integridade dos equipamentos e ferramentas da cozinha, determinar o que e como os locais de trabalho devem ser equipados, quanto tempo deve ser alocado para uma tarefa específica.

Profissão de tecnólogo analítico surgiu como uma resposta aos desafios do nosso tempo comercial. Esse especialista se preocupa principalmente em avaliar como os produtos ou serviços que estão sendo preparados atendem aos requisitos do cliente. Uma especialização relacionada é a análise de negócios. Os profissionais desta área, evidentemente, conhecem bem as modernas tecnologias da informação e as nuances fundamentais da produção de bens e da prestação de serviços.
Tecnólogo em Metal - um ramo muito mais tradicional da profissão. Costuma-se dividi-la em 2 subespécies mais específicas: tecnologia da metalurgia ferrosa e não ferrosa. Os tecnólogos de metal estão frequentemente envolvidos na melhoria da operação de fornos metalúrgicos básicos. No dia a dia, eles se certificam de que o equipamento seja usado com o máximo de cuidado e de que não haja problemas particulares com seu uso. Os funcionários mais talentosos e tenazes podem até desenvolver potencialmente novas tecnologias em metalurgia e usinagem.
Se buscarmos um antípoda completo para um tecnólogo de metal, então este será principalmente nanotecnologista. Esse especialista está “na vanguarda” das novas tecnologias, incluindo aquelas que podem substituir gradualmente os métodos tradicionais de processamento de materiais. As nanotecnologias são usadas em uma ampla variedade de setores da economia. Sem dúvida, nos próximos anos e décadas, seu círculo crescerá significativamente e suas oportunidades aumentarão.
A essência da nanotecnologia é a aplicação de uma abordagem interdisciplinar; aqui é impossível permanecer na estrutura da física pura, química, biônica, engenharia ou ciência dos materiais, mas tudo é necessário ao mesmo tempo, e até um pouco mais.

Responsabilidades
Uma descrição de trabalho típica define as tarefas e funções de um tecnólogo da seguinte forma:
- desenvolvimento de novos métodos, equipamentos e ferramentas tecnológicas;
- avaliação da adequação da base utilizada aos requisitos modernos;
- Elaboração de planos de colocação de equipamentos;
- determinação da carga ótima por unidade de equipamento e por funcionário;
- desenvolvimento de documentação tecnológica para executores diretos.
De acordo com ETKS, o tecnólogo também faz de tudo para:
- a documentação desenvolvida foi acordada com as divisões estruturais da organização;
- a disciplina tecnológica e produtiva foi mantida;
- as devidas precauções foram tomadas em várias ocasiões;
- diagramas de montagem e fluxogramas foram elaborados corretamente.
De acordo com o padrão profissional, as responsabilidades dos tecnólogos também incluem:
- criação de novos documentos tecnológicos e correção dos existentes;
- verificação da capacidade de fabricação dos produtos manufaturados;
- unificação e tipificação de soluções aplicadas;
- melhorando a interação dos departamentos no processo produtivo.
Outra parte das responsabilidades é:
- no aumento da automação e mecanização de processos;
- em ajudar a desenvolver uma política de pessoal racional;
- na seleção de algoritmos formalizados para o desenvolvimento de processos industriais;
- no projeto de computador de objetos típicos, de grupo e únicos.

Conhecimento e habilidades
As competências essenciais para um bom tecnólogo não são apenas conhecimento excelente de documentação e algoritmos, mas também experiência prática. O especialista deve conhecer perfeitamente as regras de fazer previsões. Ele terá que estudar a documentação e os regulamentos da indústria. Além disso, esse especialista precisará trabalhar com sucesso com os subordinados, ajudá-los a melhorar seu nível profissional. Finalmente, o conhecimento e as habilidades também incluem:
- perfil, características da indústria e uma empresa particular;
- contabilidade estatística;
- computadores, comunicações;
- cronograma de trabalho interno;
- pedidos e pedidos atuais;
- métodos de análise técnica;
- maneiras de determinar a eficácia de um local específico e da produção como um todo.

Educação
Aqueles que desejam se tornar tecnólogos políticos podem optar por se formar em qualquer boa universidade nas especialidades "Sociologia", "Ciência Política", "Filosofia", "História" ou mesmo "Psicologia". É aconselhável se inscrever em instituições de ensino da capital russa ou outras megacidades. Mas ainda mais familiar é a especialidade dos tecnólogos "tradicionais" que trabalham em um determinado setor. Sem dúvida, para treinamento, é melhor escolher um instituto ao invés de uma faculdade, porque lá eles treinam em um nível superior.
Vale lembrar que cada instituição de ensino, inclusive de ensino superior, tem sua própria política de admissão.
Isso determina quais disciplinas específicas precisam ser cursadas. Além disso, sua lista muda a cada ano. É altamente recomendável estudar a lista atual no site oficial antes da admissão. Engenheiros de processo de alta classe são treinados nas seguintes instituições de ensino:
- MEI;
- Universidade de Tecnologias Industriais e Design de Petersburgo;
- MIREA;
- MAI;
- SUSU;
- Báltico "Voenmekh";
- MSTU;
- NSTU;
- Universidade Técnica Magnitogorsk;
- Tomsk Polytechnic University;
- SKFU.

Onde funciona?
De grande importância hoje são tecnólogos de produção de calçados... Para fazer um par de botas ou sapatos “simples”, você tem que usar muitas peças e realizar uma série de operações tecnológicas. Embora o especialista que dirige toda essa ação não ganhe dinheiro recorde, ele ainda tem uma renda estável. Boas perspectivas têm e tecnólogos de produção de confeitaria. Sejam quais forem as dificuldades e dificuldades da vida, mesmo assim, a confeitaria continua muito popular. Especialistas na área de produção de embutidos também estarão em alta. Esta profissão faz com que você conheça as características do tratamento térmico de carne crua, o procedimento para manipulações mecânicas com ela, bem como as regras de uso de reagentes. É necessário selecionar cuidadosamente as matérias-primas e determinar as proporções entre os componentes.
Os tecnólogos às vezes vão à lavanderia. A satisfação do cliente com a qualidade da lavagem depende do seu trabalho, bem como da segurança das pessoas diretamente envolvidas na lavagem e da eficiência económica. Algumas pessoas optam pela especialização de um tecnólogo na indústria de refino de petróleo ou mineração de ouro. Claro, essas posições fornecem uma renda relativamente boa. Você também pode se tornar um cabeleireiro, extensor de cílios ou tecnólogo cosmético. Esses tipos de atividades são mais estáveis. Os campos de petróleo podem acabar e o ouro pode perder demanda. O desejo das pessoas de manter a aparência em ordem é mais estável.
Um papel importante na indústria moderna, construção e tecnólogo colorista. Só graças a ele é possível misturar corretamente várias cores, obtendo exatamente os tons que se deseja.
O WPS projetado corretamente pode resolver uma variedade de problemas.

Especialistas em áreas mais tradicionais também merecem atenção, como:
- tecnologia de metalurgia, agricultura, soldagem, moagem de farinha, produção farmacêutica;
- tecnologia de produtos da indústria leve (principalmente roupas);
- tecnologia de fermentação (tal especialista elabora regras de trabalho para operadores de instalações de fermentação).
Separadamente, deve-se dizer sobre especialização como tecnólogo em marcenaria. Apesar da proliferação de materiais sintéticos, esse especialista definitivamente não ficará ocioso. Às vezes, você pode obter o treinamento necessário, mesmo com base em instituições de ensino secundário especializado avançado.É necessário dominar, junto com a produção de serraria e conhecimentos gerais de economia, também noções básicas de metrologia, fabricação de compensados, painéis de madeira, móveis, tratamento térmico da madeira. A prática de trabalho pouco difere da atividade de um tecnólogo em qualquer outra área.
Definitivamente, você terá que elaborar mapas tecnológicos, aumentar a eficiência e encontrar maneiras de economizar matéria-prima.
Além dos listados, também existem:
- tecnólogos de engenharia mecânica;
- biotecnologistas;
- tecnólogos de plantas de mineração e processamento;
- tecnólogos de materiais de construção;
- especialistas na produção de dispositivos eletrônicos;
- profissionais da área de papelaria, enlatados, carnes e laticínios, iluminação, transporte rodoviário, material elétrico e assim por diante.

O salário
Os salários pagos aos representantes desta profissão são determinados não apenas pela região onde trabalham e o nível de qualificação, mas também pela indústria e pela escala da organização. É difícil imaginar que a renda de um especialista, mesmo em uma grande cantina, fosse comparável à remuneração de um organizador da produção petroquímica. Em geral, a imagem é a seguinte:
- Região de Novosibirsk - 152 mil;
- Yakutia - 110 mil;
- Região de Magadan - 105 mil;
- Tchetchênia - 104 mil;
- Região de Yaroslavl - 104 mil;
- Região de Moscou - 102,5 mil;
- Okrug autônomo de Yamalo-Nenets - 97,5 mil;
- Região de Leningrado - 92 mil;
- Região de Kaluga - 91,5 mil;
- Território de Kamchatka - 87,8 mil rublos.
