Esporte

Squash: o que é este jogo e quais são as regras?

Squash: o que é este jogo e quais são as regras?
Contente
  1. O que é isso?
  2. História de origem
  3. Regras do jogo
  4. Dimensões do site
  5. Visão geral do estoque
  6. Características do equipamento
  7. Comparação com outros jogos

O squash, junto com o tênis e o badminton, é considerado um esporte popular na Europa, no Sul da Ásia e nos Estados Unidos. Ele requer atletas resistência máxima e excelente reação, no entanto, pode ser um hobby ideal para crianças e adultos. Consideremos neste artigo o que é o squash, conheceremos suas características, a história de sua origem e as regras básicas deste esporte.

O que é isso?

Squash (squash eng.) - um dos esportes de jogo indoor usando duas raquetes e uma bola oca de borracha. De acordo com alguns especialistas em esportes, o squash é uma versão mini do tênis ou badminton. Além de equipamentos semelhantes, de 2 (1 em 1) a 4 (2 em 2) jogadores também podem participar do squash.

De acordo com a VFS (World Squash Federation), hoje o número de estados com quadras equipadas para esse esporte é próximo a duzentos. No momento, o squash é parte integrante dos programas de muitos esportes, incluindo os Jogos Africanos, Asiáticos e até Mundiais.

Vale ressaltar que este esporte, apesar de sua história jovem, foi aprovado pelo Comitê Olímpico Internacional e será apresentado nos próximos Jogos Olímpicos.

História de origem

O país onde o squash apareceu pela primeira vez é considerado a Inglaterra. Quanto à data de fundação do esporte, os pesquisadores não possuem documentos confiáveis ​​que comprovem nenhum ano específico de sua origem. O primeiro documento que prova oficialmente a existência da abóbora é um livro publicado em 1807. Este trabalho descreveu em detalhes o curso de vida dos londrinos, bem como seus hobbies, incluindo squash. Desenhos do pátio de uma prisão inglesa foram usados ​​como base ilustrativa no livro. Nas imagens, prisioneiros, competindo entre si usando raquetes simuladas, ricocheteavam pequenas bolas na parede da prisão.

Sob seu nome moderno "squash" (ou "squeeze" na tradução do inglês) apareceu pela primeira vez apenas na década de 90 do século XIX em uma das edições em inglês. O livro indica que a primeira quadra de squash original foi instalada na British Harrow School (atualmente uma das escolas particulares para meninos mais antigas da Grã-Bretanha). Outros documentos da Enciclopédia Britânica afirmam que os alunos da Harrow School já em 1820 jogavam squash.

Antes de receber o nome pelo qual esse esporte é conhecido hoje, o squash era chamado de palavra primitiva "rekets" e só se parecia externamente com o squash moderno. Posteriormente, condições adicionais foram adicionadas às regras do jogo de squash - por exemplo, na década de 20 do século 18, não apenas a parede frontal principal, mas também cercas laterais participavam do jogo. Um pouco mais tarde surgiu a ideia de criar um tribunal especial, que seria todo vedado com muros por todos os lados (exceto pelo topo).

Apesar de sua relativa obscuridade contra o pano de fundo do tênis ou do badminton, o squash começou a ganhar seguidores na atual Grã-Bretanha, Europa, Estados Unidos, Índia e até mesmo na Austrália.

Aproximadamente 70 anos após o reconhecimento mundial do squash, ou seja, na década de 60 do século XX, esse esporte se difundiu em apenas 7 países do mundo. De acordo com os arquivos da International Squash Federation (International Squash Federation), em 1967 o número de quadras profissionalmente equipadas para a prática de squash não passava de 5 mil.

As primeiras competições de squash de nível mundial foram realizadas em 1967. Vale ressaltar que os britânicos, ou os criadores oficialmente reconhecidos do squash, não se tornaram campeões absolutos em seu campeonato de estreia na modalidade. Até 1973, as primeiras colocações nas competições internacionais e mundiais de squash eram detidas por uma equipe da Austrália, e depois os lauréis de campeões mundiais absolutos iam para as equipes do Paquistão, que mantiveram seu status por quase 15 anos.

O apogeu do squash como esporte veio na década de 70 do século XX. Um pouco mais tarde, os especialistas apelidaram esse período de "boom do squash" - tudo por causa do repentino interesse pelo esporte na Ásia, no Oriente Médio e até na América do Sul. No final do século 20, de acordo com o IFS, o número de países onde o squash era praticado em nível profissional havia crescido para 100. Squash foi mais amplamente desenvolvido na Grã-Bretanha, Alemanha e Austrália, onde um país poderia ter vários milhares equipados quadras de squash. Já naquela época, em todo o mundo, havia mais de 35 mil quadras para um jogo de squash completo. No início do século XXI, já havia mais de 140 países ao redor do mundo na MFS, e o número de quadras equipadas para esse esporte havia crescido para 50 mil.

Hoje, várias grandes organizações esportivas estão envolvidas na organização de eventos e competições de squash.... Em primeiro lugar, trata-se da WFS ou World Squash Federation - a World Sports Federation, bem como duas associações internacionais de squash masculino (PSA) e feminino (WISPA).

Regras do jogo

O jogo de squash, como todos os esportes modernos, ocorre de acordo com um conjunto oficial de certas regras. Os principais serão descritos resumidamente a seguir. Lembre-se de que são para atletas que planejam aprender a jogar squash como um profissional.

A principal tarefa dos rivais neste esporte é entregar a bola com a raquete contra a parede frontal e evitar que o adversário rebata.

  • Antes do início do treino propriamente dito, deve-se fazer um aquecimento especial, que pode durar de 5 a 7 minutos.Durante o aquecimento, o atleta deve bater na bola continuamente para torná-la mais difícil. Normalmente, saques de aquecimento são realizados para isso sem levar em conta os pontos. O aquecimento também permite identificar possíveis defeitos na elasticidade e na resistência da bola ou raquete.
  • Após o aquecimento, os oponentes fazem um sorteio, que determina qual dos oponentes sacará o primeiro saque. O lote é geralmente uma raquete giratória.
  • Os golpes na bola ocorrem alternadamente, enquanto a própria bola pode ser rebatida tanto durante o vôo, antes mesmo da colisão com a superfície da quadra, quanto após a colisão. Se, após colidir com as paredes da quadra, a bola tocar o chão da quadra mais de uma vez e não for atingida pelo adversário atacante naquele momento, um erro é concedido a ele e um ponto é concedido ao adversário.
  • Simplesmente quicar a bola não é suficiente - ela deve atingir a parede acima do painel acústico e abaixo do nível externo.
  • Os pontos são atribuídos a um dos oponentes se o outro cometer algum erro. O erro mais comum é geralmente pular um ataque de retaliação ou sair da zona de perigo.
  • A partida geralmente dura de 3 a 5 sets. O vencedor é aquele que marcar todos os 9 pontos antes. Se o resultado for 9: 9, o jogo continua até duas vitórias (nos esportes profissionais - até 5) e uma vantagem de um ponto.

O jogador que ganhou o último set deve sacar primeiro.

O serviço adequado na abóbora tem características próprias.

  • Durante o primeiro serviço, o atleta deve manter um pé completamente no quadrado de serviço. Se esta condição não for cumprida, o serviço será perdido e passado para o adversário. Este erro tem o nome característico de Foot Fault. O jogador pode escolher independentemente em qual quadrado ele servirá.
  • Enquanto dura o primeiro serviço, a bola deve atingir a parede acima da linha de serviço, mas abaixo da linha vermelha, e quando rebatida na parede final, deve atingir o território de serviço do outro jogador.
  • O primeiro saque assume que a bola será batida contra a parede frontal e não deve ser batida contra nenhuma outra parede neste momento. Após o primeiro serviço, as linhas de saque são apagadas e os rebotes podem sair de quaisquer 4 paredes, respeitando a linha externa.

O chute de retorno do adversário é considerado legal somente quando a bola, antes do segundo rebote do chão, foi atingida na parede frontal acima da barra de som, não tocou o espaço acima do topo e desde que o chão não tenha sido tocado. No momento do retorno do saque para a parede frontal, o adversário já está ilimitado na escolha das paredes iniciais para o envio da bola. No squash, a prática de repetições é ativamente usada, onde um certo ponto pode ser repetido se certas condições de saque forem violadas.

Um ponto pode ser repetido se:

  • no momento do saque, o oponente não estava preparado para o golpe retaliatório e não tentou realizá-lo;
  • o atleta não realizou o rebote por medo de machucar o adversário;
  • no momento do saque, um dos oponentes é distraído por um evento dentro ou fora da quadra;
  • se no momento do serviço o jogador intencionalmente ou acidentalmente tocar um objeto estranho na superfície da quadra;
  • se a bola quebrar ou a raquete quebrar durante a partida.

Dimensões do site

Esse fato pode parecer surpreendente, mas o padrão para o tamanho das quadras de squash foi definido em 1920 e não mudou até agora. De acordo com o padrão internacional, o comprimento da quadra de squash não deve exceder 9,75 m, e a largura não deve exceder 6,4 m.

Além dos parâmetros de comprimento e largura descritos para este esporte, os padrões foram estabelecidos para as linhas que denotam as zonas de serviço e zonas externas:

  • a linha que indica a borda da saída superior deve estar a uma altura de 4,57 m;
  • a linha do mais baixo para fora - a uma altura de 43 cm;
  • a linha de alimentação da parede frontal deve estar 1,83 m acima do chão;
  • a borda inferior da linha de saída da parede posterior deve ter uma altura de 2,13 m;
  • a largura das próprias linhas deve ser de 50 mm;
  • a altura mínima do espaço livre da quadra é de 5,64 m;
  • o quadrado do campo deve ter 1,6 metros de comprimento e largura.

Visão geral do estoque

Para esportes recreativos como squash, raquete, bola de borracha e roupas leves e largas, você só precisa. Se estamos falando de squash profissional, então aqui você vai precisar de raquetes especiais, bolas, certas roupas, bem como óculos.

Abaixo você pode encontrar recomendações para a escolha de equipamentos para iniciantes em um esporte como o squash.

Bola

Alguns treinadores estão convencidos de que absolutamente qualquer bola é adequada para os iniciantes jogarem squash, o que é fundamentalmente um erro. A principal diferença entre as bolas de squash está na presença de certos pontos coloridos na bola. Esses pontos são usados ​​para representar a velocidade, resiliência e força de rebote da bola.

Dependendo da cor do ponto, todos os modelos de bola de squash podem ser classificados de acordo com a seguinte classificação:

  • 1 azul - alta velocidade / elasticidade;
  • 1 vermelho - velocidade média / alta elasticidade;
  • 1 verde ou branco - velocidade reduzida / elasticidade média;
  • 1 amarelo - baixa velocidade / elasticidade;
  • 2 amarelos - a menor velocidade / elasticidade.

Recomenda-se que os atletas que praticam squash em nível amador comprem as bolas com maior velocidade e resiliência (ou seja, com um ponto azul ou vermelho). Essas bolas ajudarão a desenvolver reações rápidas. Todas as bolas perdem suas habilidades com o tempo e precisam ser substituídas.

Os especialistas recomendam substituir as bolas de squash no momento em que a camada externa de borracha da bola junto com o logotipo é apagada e a superfície da bola muda de fosca para lisa.

Seleção de raquete

No squash, a raquete é o principal componente do jogo. Ao escolher e adquirir, o atleta deve estar atento a cada um de seus parâmetros e características. Ao escolher uma raquete de squash, os atletas profissionais prestam atenção a parâmetros como peso, equilíbrio, material de fabricação, formato da cabeça, padrão de tensão da corda e espessura do aro.

  • O peso. As regras do jogo de squash permitem o uso de raquetes de pesos diferentes, mas aqui funciona o princípio de que quanto mais pesada for a raquete, mais difícil você vai acertar a bola. O peso também afeta a manobrabilidade e o equilíbrio da própria raquete - o atleta despende mais esforço controlando uma raquete pesada quando é necessário fazer manobras rápidas do que controlando uma leve. Para quem está começando a aprender o básico do squash, é recomendável usar as opções de raquete mais leves.
  • A forma. Se falarmos sobre as características das raquetes de squash, então elas podem ser redondas (ou ovais) ou em forma de gota. A primeira forma assume uma garganta de raquete fechada, a segunda - uma aberta. Acredita-se que as raquetes do tipo drop permitem uma aceleração mais eficiente da bola, mas o controle dessas raquetes é mais difícil devido ao aumento do tempo de contato da bola com a rede de tensão da raquete.
  • Equilíbrio... Este parâmetro é responsável pela distribuição do peso da raquete em todo o seu comprimento. Isso permite que você entenda como um determinado modelo de raquete se comportará com diferentes bolas e como geralmente será segurado na mão. Hoje existem raquetes com equilíbrio de três tipos: 1) cabeça pesada; 2) uniformemente equilibrado; 3) farol dianteiro. As métricas de equilíbrio têm o maior impacto no controle da raquete. Por exemplo, os modelos com o equilíbrio voltado para o cabo da raquete permitem um melhor controle da bola e manobra quando a força do golpe é reduzida.
  • Material de fabricação. Quando comparada a uma raquete de tênis, você descobre que as raquetes de squash são muito mais leves - graças ao uso de composto ou alumínio na construção dessas raquetes.
  • Diagrama de tensão das cordas. É geralmente conhecido que existem apenas 2 tipos de tensão nas cordas para raquetes de squash: padrão e em leque. As raquetes com um padrão de tensão padrão são representadas por linhas estritamente verticais (ou principais) e horizontais (auxiliares).Nas raquetes em forma de leque, as principais cordas verticais são esticadas em uma espécie de leque - na maioria das vezes esse padrão é usado em modelos de formato aberto em forma de gota.
  • Área da cabeça da raquete. Um fator importante de escolha para iniciantes. Modelos com uma área de cabeça aumentada permitem que você evite errar a bola, entretanto, o controle de tais modelos é pior.
  • Espessura da borda. Como todos os outros parâmetros, o aro é responsável pela agilidade, força e controle da raquete. Modelos com uma borda mais rígida e espessa são necessários para golpes fortes e precisos e concentração total.

Um aro fino e leve tornará mais fácil o controle da raquete, e também abrirá o acesso para as bolas que voam muito perto das paredes da quadra.

Abaixo você pode ver as características técnicas da raquete de squash:

  • o comprimento máximo da raquete com o cabo é de 68,6 cm;
  • a largura da parte da cabeça não deve ultrapassar 21,5 cm;
  • a área de superfície das cordas é de até 500 sq. cm;
  • a largura da folga entre as cordas não é inferior a 7 mm.

Características do equipamento

Os atletas que estão profissionalmente envolvidos em esportes com raquete entendem que as roupas e equipamentos de squash devem ter parâmetros e características estritamente definidos.

Tênis

Sapatos confortáveis ​​são outro fator importante no sucesso do treinamento de squash. Deve ter características adequadas para um jogo prolongado com movimento constante. Há uma série de fatores a serem considerados ao escolher seu tênis de squash.

  • Tênis de squash devem ser tão confortável e leve quanto possível. A comodidade, a flexibilidade e a capacidade de mudar rapidamente a posição do pé são os principais sucessos do jogo de squash.
  • Merece atenção especial único Tênis squash - deve ser de um material que não deixe listras pretas ou brancas na quadra. Além disso, os calçados não devem escorregar na quadra, para a qual os tênis com sola de borracha são mais indicados.
  • O squash requer uma resposta rápida das articulações e músculos, portanto, sempre existe a possibilidade de lesão. Na maioria das vezes, são as pernas e os pés que são lesados ​​pelos atletas. É importante garantir que o calçado tenha amortecimento suficiente para aliviar o estresse nas articulações e músculos da perna.
  • Meias tênis deve ser forte ao mesmo tempo para proteger o calçado durante treinos longos, mas também respirável para evitar o superaquecimento do pé.
  • Inserções laterais os tênis desempenham uma função protetora das articulações das pernas e, portanto, devem ser feitos de borracha plástica.
  • Pano de fundo os tênis desempenham uma função de fixação e protegem o tornozelo de lesões e entorses e, portanto, devem ser o mais rígidos possível.

Roupa de esporte

Felizmente, não há restrições quanto à qualidade ou tipo de roupa de ginástica no squash, então quase todo o seu guarda-roupa cabe aqui. A principal condição aqui é apenas que a roupa seja o mais confortável possível para você e não atrapalhe seus movimentos. Normalmente as mesmas roupas são escolhidas para o squash e para o tênis: para os homens é uma camiseta comum e shorts, para mulheres - uma camiseta e calça de moletom (ou shorts).

É uma boa ideia comprar uma faixa para a cabeça para manter os olhos sem suor durante os exercícios cansativos.

Copos

Este acessório não é obrigatório para jogar squash, mas pode ser muito útil para iniciantes. Em um jogo tão dinâmico como o squash, onde toda a ação ocorre dentro de casa, há uma grande chance de ferir o olho por causa de uma bola que voa em sua direção. Os óculos são projetados para proteger os olhos do atleta, mas não devem obstruir sua visão ou voar da cabeça.

Além disso, devem ser óculos de segurança específicos para squash, que sejam capazes de resistir a um forte impacto da bola.

Comparação com outros jogos

Especialistas e pesquisadores modernos provam que o squash é uma espécie de híbrido de badminton, tênis e pingue-pongue. Abaixo está uma comparação das principais características do squash e tênis, graças ao qual será mais fácil determinar as semelhanças e diferenças deste esporte de jogo de outros.

  • Regras do jogo semelhantes... Assim como no tênis, a principal tarefa do squash é acertar a bola no território do adversário de tal forma que ele não tenha a oportunidade de refletir a bola de volta. Ambos os esportes envolvem a divisão da quadra em várias seções, e a bola só pode atingir uma delas. No squash e no tênis, há limites, quando a bola sai da qual um out é declarado. Quanto às diferenças, no tênis os adversários devem estar separados por uma rede especial, enquanto no squash eles estão localizados um ao lado do outro, o que dificulta a movimentação na área de jogo e complica o próprio jogo.
  • Território. Apesar de ambos os esportes envolverem uma quadra especial para o jogo, o tênis é mais frequentemente disputado em uma área aberta na rua, enquanto o squash envolve uma quadra interna especial fechada em 4 lados.
  • Rivalidade. Assim como o tênis, o squash requer 2 ou 4 jogadores (1 em 1 ou 2 em 2). Porém, no tênis, qualquer treino ou jogo requer a presença de um adversário, enquanto no squash, devido à presença de uma parede, é possível treinar sozinho. Isso é especialmente útil para esportes profissionais e regulares, onde a busca diária por um parceiro do mesmo nível de controle de raquete e bola será difícil.
  • Estoque (raquete e bola). Como já mencionado, o squash e o tênis requerem uma raquete e uma bola. Mas, apesar da semelhança externa, existem raquetes e bolas específicas para tênis e para squash. Em raquetes de squash, muita atenção é dada a este indicador. como uma balança responsável pelo centro de gravidade da raquete. Além disso, as raquetes de squash são muito mais leves do que as raquetes de tênis: as primeiras podem pesar de 110 a 179 gramas, e as últimas - de 270 gramas ou mais. As bolas de squash são geralmente menores e mais macias do que as bolas de tênis e diferem na aparência. As bolas de squash têm um diâmetro de 40 mm e as bolas de tênis têm um diâmetro médio de 67 mm. A superfície das bolas de squash é fosca, escura e polida, dentro dessas bolas são ocas, e a superfície das bolas de tênis é rugosa, essas bolas são revestidas com feltro e têm uma linha ondulada especial.
  • Estoque (roupas)... Quando se trata de roupas para esportes, todos os equipamentos de squash são muito mais leves do que tênis. O squash exige que o atleta maximize a mobilidade e a resistência, o que só pode ser alcançado com roupas de qualidade, leves e respiráveis. A mesma regra se aplica aos tênis de squash - eles devem ser mais leves que os tênis e não devem deixar marcas na quadra.
  • Cargas. Tanto o squash quanto o tênis colocam uma grande pressão no corpo do atleta. Esses esportes exigem dinâmica constante, trabalho muscular nos braços e pernas e concentração total. Apesar disso, o jogo de squash é considerado mais difícil do que o tênis ou o badminton. Isso se deve à jogabilidade mais dinâmica com pausas mais curtas entre os avanços das espadas, espaço limitado e necessidade de manobras constantes devido à proximidade do oponente. Além disso, se falamos de cargas, antes de jogar squash, um aquecimento obrigatório é assumido.

Estima-se que uma hora de treinamento de squash consome quase a mesma quantidade de energia e calorias que duas horas de tênis.

Para saber como jogar squash, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa